Educadora Online



                             

Atualmente, a Rádio Educadora da Bahia preza não só pela qualidade musical, mas também pela interatividade, o qual possibilita ouvir a rádio não somente pelo aparelho, mas também pela internet, que disponibiliza todos os programas na página oficial do Irdeb (http:/irdeb.ba.gov.br). No site existem blogs dos programas produzidos pelo jornalismo da Educadora (Multicultura e Jornal da Educadora), que são alimentados quase que em tempo real durante a transmissão desses programas em especial. Além do blog, existe também interação em quase todas as mídias sociais, como Twitter e Facebook, que são atualizados antes, durante e depois da transmissão dos programas.  Abaixo voce pode conferir como funciona esta troca comunicativa entre a rádio e a internet.
]
Programa Multicultura e as Redes Sociais
O programa radiofônico Multicultura faz parte da programação da Rádio Educadora. Com quatro anos de existência, o programa é único da emissora como formato mais jovem e voltado principalmente para a cultura da cidade de Salvador.


                               Blog do Multicultura atualizado diariamente em tempo real

                                  Blog do Jornal da Educadora, atualizado diariamente
                           
                                  Site do Irdeb, transmite a prograrmação da rádio e da TV
                                           

Apresentado por Doris Pinheiro e Bruno Machado, o Multicultura tenta atingir o público de todas as idades, promovendo sorteios, utilizando uma linguagem coloquial e principalmente usando as redes sociais para se comunicar com o ouvinte, já que a rádio não disponibiliza participação do público via telefone.
Quase todos os dias os apresentadores divulgam as páginas do Facebook, Twitter, Blog e MSN para que os ouvintes possam interagir com os apresentadores durante o programa. Doris chega a ler vários recados dos internautas no ar.
Antes mesmo da implantação da convergência midiática dos programas da TV e da Rádio Educadora, o Multicultura já tinha implantado nas suas transmissões uma comunicação mais direta com o ouvinte, utilizando sempre as redes sociais para facilitar essa comunicação durante as transmissões do programa, que acontece de segunda a sexta-feira ao meio dia.
A seguir você vai ouvir a abertura do programa do dia 29 de novembro, onde ainda em clima de comemoração dos quatro anos do Multicultura, os locutores incentivam os ouvintes a acessar as redes sociais e deixar mensagens.


           Multicultura e as Redes  Sociais

Quatro Conexões
Como foi falado anteriormente, o Multicutura é um dos programas da Educadora que mais utiliza a convergência midiática para se comunicar, então, não fique surpreso em ligar o rádio ao meio dia, na freqüência 107,5 FM, em plena quarta-feira e ouvir o quadro Conexões do professor Nelson Pretto.
Nelson Pretto é um dos comentaristas do programa, e através do quadro Conexões ele traz para os ouvintes as novidades do Ciberespaço e como as pessoas estão utilizando as redes sociais para se comunicar.
Ouça agora o quadro Conexões onde ele fala sobre os problemas do Rio de Janeiro e o poder das redes sociais, onde é destacado o Twitter da Voz da Comunidade, uma espécie de jornal, onde um jovem de 14 anos, morador do morro do  Alemão twitava sobre o que estava acontecendo na favela e chegou a aumentar os números de seguidores com os informações sobre o clima e os principais acontecimentos da favela durante a ocupação militar.


                     Quatro Conexões

Recado de uma ouvinte
Durante toda apresentação do programa Multicultura, os apresentadores reforçam o pedido de interação entre os ouvintes e as páginas das redes sociais ligado ao programa e aproveitam para ler mensagens enviadas pelos ouvintes, que na maioria das vezes são sobre cultura ou pedido de ajudo.  Como foi o caso da para - atleta Angelina Nascimento. Ouça a seguir.


                 Recado de uma ouvinte



Nomes de destaque na Educadora

Na história da Educadora FM, muitos nomes foram fundamentais para ela ser o que é hoje. Contudo dois nomes merecem ser destacados por estarem desde sua criação até os dias atuais integrando o elenco da rádio, o pesquisador e produtor Perfilino Neto e o coordenador de Operações Washington Barbosa. Confira mais detalhes nas entrevistas abaixo:



Entrevista com Perfilino Neto-parte 1/3




Entrevista com Perfilino Neto-parte 2/3



Entrevista com Perfilino Neto-parte 3/3




Perfilino Neto mostra seu portifólio



Entrevista Washington Barbosa






                                                      Por Carla Cezar / Rachel Barretto / Josevaldo Campos e Gustavo Luz