segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rádio e Mídias Sociais



As transmissões radiofônicas começaram a ser desenvolvidas no final do século XIX, dando início à instantaneidade. No rádio, muitos anos depois de sua inauguração, nós podíamos nos informar dos fatos diários nas vozes de locutores, mas os sinais daquela época nos delimitava ao que podíamos ouvir, pois só podíamos sintonizar em apenas uma estação e depender da captação da antena, o que era bastante difícil e precário.


Apesar da instantaneidade que o rádio possuía em relação à TV e jornal, era o baixo custo, podendo utilizar do mecanisamo ao vivo que a TV também tinha, sem falar do alcance da rádio, que é maior que a TV, atingindo diferentes públicos.

Com o passar do tempo, mecanismos da Internet como blogs, fotologs, sites de empresas de comunicação, youtube, facebook, orkut começaram a fazer parte da vida das pessoas, mas no início não era um suporte que ameaçasse o público da rádio. De qualquer modo, nenhuma dessas redes sociais traziam a  informação de modo simultâneo como o twitter consegue trazer desde que tomou dimensão no público virtual.

Os 140 caracteres utilizados nas mensagens enviadas na página do twitter possibilitam a rádio divulgar informações e links de áudios de forma rápida e eficaz. Muitas emissoras estão utilizando esses tipos de páginas para se aproximar mais do público conectado ao mundo da Internet, fugindo um pouco do padrão de só escutar a transmissão pelo aparelho. O twitter disponibiliza uma ferramenta que possibilita sintonizar a rádio no próprio perfil do usuário.

Para transmissão de rádio, as emissoras utilizam um aplicativo de vídeo para o twitter e entra ao vivo em vídeo para que todos os followers (seguidores) possam assistir. Se por acaso algum seguidor se deparar com algum fato interessante, fotografa ou filma e manda como link em tweet. Isso permite que o ouvinte (ligado à Internet) interaja com os produtores de um certo programa.

O twitter já não é mais apenas feito de caracteres, o twitter é áudio, fotos, vídeos, links, interação e principalmente informação, muita informação instantânea, é a nova rádio da internet.

Um comentário:

  1. A pauta é interessante. Senti falta de links para os aplicativos citados. Vai um deles: http://twitradio.com.br/
    E de links para os perfis da Educadora em sites de relacionamento...

    ResponderExcluir